Solução responsável pelo tráfego de correio eletrônico, também conhecido como MTA (Message Transfer Agent ou Agente de Transferência de Mensagens) encaminhando mensagens a seus destinatários e permitindo aos usuários da rede a leitura das mensagens recebidas em suas estações.
O e-mail é uma das mais difundidas ferramentas de trabalho. No entanto ela apresenta sérias limitações no meio corporativo. Quando uma empresa contrata os serviços de um provedor de hospedagem as restriçoes típicas são limitação na quantidade de e-mails, espaço disponível para cada conta além de outras limitações.
A Saros oferece uma inteligente solução para servidores de e-mails, com diversos tipos de “Filtros”, “Anti-Vírus”,”Anti-Spam” e “IA” (Inteligência Artificial), que funcionam diretamente no servidor, que em conjunto completam uma solução robusta, de extrema utilidade no dia a dia de um ambiente corporativo, propiciando controles e viabilizando segurança.
Segue abaixo mais informações:
Erros (Globalização)
Se um cliente (Nacional ou Internacional) não conseguir enviar e-mail para empresa, o mesmo receberá um e-mail, com informações necessárias de desbloqueio, “em seu idioma”.
O administrador da rede deve aprovar o pedido que será armazenado em forma de logs, permitindo a geração de relatórios para auditoria global.
Auditoria
É muito fácil monitorar e-mails “enviados e recebidos”, ou somente “enviados” e vice-versa, de uma (1) ou “várias contas” ao mesmo tempo.
Os e-mails são separados por “pastas” facilitando o processo de auditoria, e garantindo uma cópia segura dos mesmos.
Domínios / E-Mails
– Não há limites de contas,domínios ou aliases (apelidos);
– A empresa pode cadastrar um domínio “interno”, onde os usuários conseguem enviar e-mails somente “internamente”, evitando o excesso de e-mails e facilitando a auditoria;
– O Administrador pode congelar temporariamente uma determinada conta, e o usuário final, não conseguirá receber ou enviar e-mails;
Arquivos em Anexo
Todos e-mails com arquivos em anexos, e extensões definidas pelo “administrador”, são encaminhados automáticamente para uma conta “administrativa”,e o mesmo decide se o e-mail “deve ou não deve” ser enviado para o usuário final (funcionário).
Esta funcionalidade também contribui muito para a segurança do ambiente, uma vez que podemos bloquear os arquivos executáveis, que são conhecidamente os maiores responsáveis por infecções de vírus.
Controle de Conteúdo
O Administrador tem um controle global, onde pode descartar,encaminhar para uma conta “administrativa”, ou até mesmo banir um determinado e-mail, através do remetente, assunto ou corpo do e-mail, por expressões.
Exemplos:
1) O administrador pode criar uma regra para descartar,encaminhar ou banir um e-mail enviado com o domínio saros.net.br ou somente o e-mail use[email protected]
2) Da mesma forma ele pode descartar,encaminhar ou banir um e-mail que contém a palavra “saros”, no assunto ou corpo do e-mail.
O Servidor de e-mail tem um inteligente mecanismo onde diferentes e-mails, tem diferentes regras, e ações no sistema.
Exceções
O Administrador pode cadastrar um determinado domínio como “spam”,mas ao mesmo tempo ele pode liberar exceções do domínio cadastrado como spam.
Exemplo:
O Administrador cadastra o domínio “saros.net.br” como spam.
Todas mensagens deste domínios são encaminhadas para uma conta “administrativa”.
Porém o administrador pode cadastrar uma regra “excecão”, para o e-mail “[email protected]”, e o mesmo não será analizado como spam, e chegará ao usuário final (funcionário) normalmente.
Anti-Virus
Todos os virus detectados pelo sistema são encaminhados para uma conta “administrativa”(Quarentena), onde o administrador pode visualizar o conteúdo do e-mail, e excluir.
Lembrando que os arquivos são excluidos automáticamente da quarentena após 30 dias.
Anti-Spam
O Servidor possui diversos filtros anti-spam, utilizando programas opensource, e programas desenvolvidos pela Saros.
Os e-mails são analizados e baseados no teorema de bayes, onde os usuários conseguem “ensinar” o servidor, e o mesmo aprender se um determinado e-mail “é ou não é um spam”.
As mensagens são encaminhadas para uma conta “administrativa”, em caso de falso-positivo(Um e-mail que não é spam, cair na conta administrativa de spam) o administrador pode encaminhar o e-mail para o usuário final, e liberar o endereço de “origem”, para não ser analizado posteriormente no recurso “anti-spam”.
O Administrador também pode cadastrar domínios ou e-mails para sempre ser classificado como “spam” ou “não”.
Webmails
Diversos webmails são instalados na intranet utilizando o protocolo “imap”, onde o usuário pode decidir, qual deles usar (Sua preferência), com opção de colocar a logomarca da empresa.
Redundância
A Saros estréia um novo recurso de redundância, onde todos e-mails,regras e políticas criadas são gravadas no servidor Saros.
Assim qualquer imprevisto na empresa (Roubo,incêndio,problemas físicos “hardware” em geral) os e-mails são encaminhados para os servidores (Saros). Nenhum e-mail ou configurações seram perdidos,e o mesmo servidor pode ser substituido rapidamente.
Assim que o servidor primário de e-mail “MTA” voltar, o servidor secundário (Saros) entrega as mensagens garantindo total redundância.